O nome de Pirajuí estava gravado em um dos troféus de participação entregues na quarta-feira (17/6), durante a exibição de vídeos do Mapa Cultural Paulista 2010, no SESC Ipiranga, em São Paulo. Os responsáveis pela presença da cidade no evento foram os integrantes das companhias de cinema Dragon Guts e Animal Borgers, que tiveram o filme O Segredo de Ramiro exibido. Os integrantes do movimento que já é chamado de Pirajuí Filmes: Diego Ramiro, Marcelo Daniel e Pedro Henrique Simensatto marcaram presença no evento.
Como já era esperado, o vídeo arrancou gargalhadas do público presente, que teve um momento de humor entre os outros dois documentários, de cunho mais sério, que também foram exibidos.
“O Circo Chegou” de Thiago de Souza Santos, da cidade de Santa Gertrudes e “O Grande Palco”, de Elaine Santos Silva, de Osasco, dividiram a telona com os pirajuienses.
Ao término do filme a organização do Mapa Cultural Paulista promoveu um debate com os realizadores, para a troca de experiências sobre a produção do cinema independente no interior do Estado.
Questões como o incentivo público à produção audiovisual, dificuldades na produção e a receptividade do público local estiveram em pauta.
Mais uma bela conquista dos cineastas locais que “invadiram” a Capital com o humor peculiar que já faz sucesso no público regional. E o melhor: deixaram a sua marca e divulgaram o nome de nossa cidade.
Confira as fotos do evento:
Cineastas de Pirajuí, Santa Gertrudes e Osasco, premiados pela participação no Mapa Cultural Paulista 2010