sábado, 15 de dezembro de 2007

Curiosidades sobre a produção de "O Segredo de Ramiro" - parte 1 -

Olá amiguinhos,

Depois do lançamento de "O Segredo de Ramiro", todo o furor e o sucesso que provocou, vcs devem estar se perguntando, mas kct, "de onde veio a idéia de juntar todos os curtas num DVD?" ou ainda "já assisti ao filme, mas ainda não descobri o tal segredo". Bem quanto à primeira:

Depois de lançarmos "Lutando na Chuva" (Fighting in the Rain), em fevereiro de 2007, as idéias para pequenos filmes começaram a borbulhar quando o Terra lançou a promoção vcdiretor. O Marcelo estava com a idéia de um curta que envolvesse um acerto de contas e uma paixão inusitada entre um homem e uma jaca e daí surgiu "Os Frutos Também Amam". A promoção foi uma porcaria, já que os classificados não passavam por um júri, valia apenas o número de votos. Mas foi muito bacana e divertido fazer esse curta.

Da produção: como o curta foi gravado em março/07, não pudemos usar uma jaca, já que o tempo da fruta é por volta do mês de dezembro. Partimos então para a melancia (a idéia era usar uma fruta bem chamativa). Conseguimos o popular Bar do Português para as cenas principais. Faltava o ator que deceparia a melancia e um cutelo. O ator foi fácil, Claudinho, figura emblemática do cancioneiro popular pirajuiense, famoso também por interpretar o Cristo nas vias-sacras. Descobrimos também que não existem cutelos muito grandes, já que o aparato serve para decepar ossos, portanto não há necessidade de uma ferramenta muito grande, tanto que desse pra cortar ao meio uma melancia. O Diego e eu saímos em busca de um instrumento cortante e também bastante chamativo para a ocasião. Tentamos comprar uma faca prateada, toda cheia de ornamentos, mas o preço não agradou. Conversando com os comerciantes da 7 de setembro, fomos até o Cidinho da Sport&Som que nos emprestou uma faca que mais parecia uma guilhotina. Tudo pronto. Mãos à obra.

Gravamos tudo em apenas 2 dias. No primeiro, as cenas no bar do português, depois uma parte das cenas em que o casal passeia pelos jardins da Igreja.

No day 2, fizemos o restante das cenas do devaneio do personagem Kavera (Marcelo Daniel), a serenata. Tudo correu muito bem exceto "por um seguinte". Mesmo com a faca gigante, ficaria muito difícil partir a melancia ao meio numa cacetada só. Além do que, compramos apenas uma melancia (baixo orçamento é a mãe) a qual já havia sofrido uma queda e estava começando a rachar. Seria também não muito seguro dar uma facada na melancia em cima do balcão do Bar do Português, imagine se a facada dá errado e acabamos por quebrar alguma coisa do Bar ou ainda sujar tudo de melancia.

Tivemos uma idéia: cortamos a melancia ao meio, assim não ficaria tão difícil parti-la com uma facada. Mas, porém, contudo, precisaríamos estar no Bar do Português e não na casa do Claudinho para fazer essa cena. Pensávamos numa maneira de encaixar a cena, quando minha namorada Pat veio com a idéia: "ora, a parede da casa do Claudinho é azul, por que vcs não fazem um chroma, substituindo o fundo azul por uma imagem do balcão no bar?" Bingo, dito e feito. Se vc reparar no final da cena do corte da melancia, verá que se trata de um "chroma key", recurso bastante utilizado em TV, vídeo e cinema, no qual o fundo uniforme de uma cor, geralmente azul ou verde é substituído por uma outra imagem para dar o efeito desejado. Estava pronta a peripécia.

Já cansou de ler né? Desculpe, me empolguei, eh que eu gosto dimai disso!

Inte+

Leo.

Nenhum comentário: